É difícil explicar Bouldering em Fontainebleau para quem não foi, porque não dá pra descrever corretamente a imensidão da floresta, opção de blocos, facilidade de acesso e quantidade de blocos. Só indo pra conhecer. Como algumas pessoas me perguntam sobre como é essa região, aproveito para escrever rapidamente a respeito, e servir como Mini Guia para quem está indo para a meca dos boulders na europa!
A floresta de Fontainebleau fica há 1 hora de carro de Paris, e cobre uma grande área de floresta de pinheiros e carvalhos, além de uma formação impressionante de arenito, que torna a região conhecida mundialmente pelos escaladores como um verdadeiro oasis.
A escalada é super variada e tem tantos boulders que você pode passar múltiplos dias, por exemplo, fazendo apenas boulders de dinâmico, sem repetir nunca um problema. O arenito é macio e pouco abrasivo para os dedos, e oferece uma variedade incrível de possibilidades.
Os problemas de escalada tendem a ser bastante físicos, com a predominância de força de compressão, com pegas normalmente abauladas, mas é possível escalar placas com micro regletes aos montes.
A escalada é maravilhosa!
É possível escalar múltiplos dias seguidos, já que a rocha não é abrasiva e em alguns casos pouco exigente para os tendões das mãos.
Sua primeira visita a Fontainebleau - Bouldering pra vida toda!
- Minha maior sugestão é: ESCALE - não se preocupe com o grau dos problemas ou em mandar seu grau limite.
- Explore todos os circuitos (azul e laranja), para se acostumar com as viradas, você vai precisar!
- Você mais apanhar e por vezes ficar frustrado com os boulders, em fontaine mesmo os "fáceis" podem ser tão difíceis quando seu maior projeto
- Os graus são bastante diferentes do que estamos acostumados, principalmente até o 7a, sendo tudo muito duro. Para os graus mais difíceis, acaba sendo um pouco parecido, mas o estilo da escalada sempre vai ser um aprendizado.
- As áreas mais famosas são bastante lotadas nos feriados e finais de semana, respeite o espaço coletivo, mas não espere clima de academia - vem gente do mundo inteiro, e as experiências variam
Setores como o Bas Cuvier, Apremont, Isatis e Bois Rond são ótimos para escalar bastante, com problemas que vão até V13, além dos primeiros boulders do mundo em diversas dificuldades (O Marie en Rose 6a foi escalada há 60 anos!), mas tendem a ficar muito lotados nos finais de semana durante a temporada.
Quando Ir
- Inverno
- Bastante frio e úmido, espere encontra dias com neve e chuva
- Difícil de esperar janelas
- Primavera **
- Melhor época para escalar. Principal feriado é a Páscoa
- Muitas janelas secas, manhãs frias e dias secos
- Fim de semana muito cheio, e setores famosos com bastante gente
- Chuvas podem ser frequentes, mas clima mais firme
- Dias mais longos
- Verão
- Calor sem fim, clima seco.
- Ja disse que é um calor sem fim?
- Ótimo para passear e ir para os setores que tem fácil acesso aos rios da região
- Outono
- Bom para escalar, e floresta mais vazia
- Clima começa a ficar mais úmido e maior possibilidade de chuva
Transporte
A cidade de Fontainebleau é super bem servida de acessos:
- 1 hora de Paris pela estrada , aproximadamente 70km
- Estação de Trem - Fontainebleau Avon
Você depende de carro para ir para a maioria dos setores, mesmo que alguns setores podem ser acessados de bicicleta ou a pé dependendo de onde você estiver. (Rocher Canon, Mount Ussy e Alguns setores no Couvier)
Fontaine possuí 3 principais regiões (além de centenas de outras):
- Cuvier
- Apremont
- Trois Pignons
Essas regiões tem uma concentração grande de blocos e muitos circuitos de escalada, e provavelmente você vai acabar caindo em alguns dos setores dentro dessas regiões. Somente o Apremont, por exemplo, tem quase 10 setores com milhares de blocos
Recomendo seguir para os setores ao sul, como Buthiers, Elephant e Dame Jouane, que são incríveis e em alguns casos pouco frequentados em comparação aos outros.
Onde Ficar
Airbnb tende a ser mais caro de maneira geral caso você queira ficar numa casa. A Cidade de Fontainebleau tem muitas opções de studios e aptos pequenos, além de várias casas para alugar.
Existe uma vantagem em ficar em Fontainebleau devido ao tamanho da cidade e acesso a varias possibilidades além da escalada: bares, restaurantes, museu, etc... Principalmente se for alguém que não escala, a floresta é incrível, mas cansa um pouco ir todos os dias pra assistir as outras pessoas escalarem. Acesso à estação de trem facilita muito para passar o dia em Paris e aproveitar o que a região tem a oferecer.
As cidades e vilarejos ao redor oferecem boas acomodações, mesmo que nem sempre mais em conta. Avon, Melun, Noisir Sur Ecole são algumas que veêm na mente. Você não precisa ficar em Fontainebleau, e qualquer cidade ou vilarejo ao redor tem acesso aos setores. Normalmente você precisa dirigir por 15min - 30min para chegar num setor de carro.
Não é mais possível dormir ou acampar nos estacionamentos dos setores - você será multado.
Acampar é uma opção, mas pode ser complicado no frio. Algumas opções:
Sugiro dois lugares para ficar numa viagem, que apesar de serem fora da principal cidade, são ótimas opções:
O Bloasis https://www.bloasis.fr é uma ótima acomodação. Fabien é um francês que morou muitos anos no Brasil, fala português e uma máquina da escalada na floresta há mais de 40 anos. Conhece tudo e sempre ajuda os hospedes com planos e betas de toda a floresta. Não fica em fontainebleau, mas está na base da floresta e muito perto de alguns setores. Ele tem uma casa com quartos individuais com banheiro, e uma cozinha compartilhada. Normalmente ficam somente escaladores por lá, ótimo para conhecer pessoas do mundo todo e ampliar os horizontes sobre a floresta.
Valu e Oscean são grandes amigos franceses que tem um airbnb para escaladores, que comporta muito bem um casal, ou até 4 pessoas, além de serem dois fanáticos da escalada em Fontaine! Os dois também falam português e conhecem tudo da floresta!
Guias e Aplicativos
Comprar os guias é um beta bom, mas se movimentar na floresta pode ser difícil. São tantos guias diferentes, que vale a visita a uma livraria da cidade e escolher o que melhor se encaixa nos seus objetivos e seu bolso
O site http://bleau.info é a maior ferramenta de escalada do mundo! São mais de 30k boulders registrados, com videos, betas, explicações e a possibilidade de você fazer listas e registrar cadenas. Indispensável para planejar a ida aos setores. Difícil ir para fontaine e não usar o Bleau.info!
Para se movimentar nos setores, eu sugiro o app Boolder, que tem a melhor usabilidade, apesar de nao ter todos os boulders (não é um problema)
27 Crags é também um bom aplicativo para navegar
Ética e Chuva
Arenito é frágil e é proibido escalar na chuva, para não quebrar agarras e arriscar perder boulders clássicos.
É comum ver escaladores usando toalhas para limpar os sapatos da areia e escovas para preservar a frágil rocha arenosa. Respeite as propriedades privadas ao redor da floresta e sempre leve seu lixo embora.
Após a chuva existem algumas áreas mais altas que secam normalmente mais rápido, mas seja responsável e não escale com bloco molhado. São algumas das áreas:
- Gorge Aux Chats
- 95.2 (nem sempre)
- Drei zinnen
- Apremont
- Rocher de La Reine
- 91.1
Dias de Descanso - compras
Em caso de mau tempo, Paris está a apenas uma hora de distância, oferecendo museus, restaurantes e outras atrações. A floresta também oferece trilhas para caminhadas, mesmo em dias chuvosos.
Au Vieux Camper é a maior loja de Paris, e um passeio turistico por si só. Você encontra, num quarteirão, dezenas de lojas dessa marca para todos os esportes possíveis, e obviamente, muita coisa de escalada.
Em Fontainebleau, a Scape é a principal loja de escalada e de aluguel de crash - bastante bem servida, mas um pouco mais cara que em Paris. Recomendo bastante, pq nem sempre você quer ir até paris fazer compras.
Fontainebleau crashpads é outra loja de aluguel, mais em conta e bem boa
Espero que este guia seja útil e possa te ajudar a decidir conhecer um dos melhores lugares de escalada do mundo!
Nas fotos os amigos demonstram um pouco do que é conhecer esse lugar
Incrível conteúdo do Mago Bleusard Brasileiro! Valeu professor!