top of page
Foto do escritorVictor Hugo Germano

Obsidian um ano depois e o Segundo Cérebro



Obsidian e o Segundo Cérebro
Obsidian e o Segundo Cérebro

Como você organiza sua vida digital? anotações do trabalho, leitura, projetos pessoais? Pois estou há quase 1 ano usando o Obsidian e transformou minha maneira de tomar notas me organizar digitalmente, usando o conceito de segundo cérebro através do método PARA.


Quando escrevi pela primeira vez sobre o Obsidian, estava super admirado com a capacidade do editor, e as possibilidades quase infinitas de como organizar minha notas e meus diversos projetos através do mecanismo de mapas de conteúdo, gestão de conhecimento, plugins variados e design agradável.


Foi bem fácil aumentar tanto a complexidade da minha configuração que começou a atrapalhar meu dia a dia, o tempo de carregamento e a performance geral da ferramenta. Agora estou no processo contrário: somente mantenho o necessário. Uma experiência bem comum de quem utiliza o obsidian.


Bem, nos dias de hoje, eu não penso exatamente no Obsidian, porquê ele se tornou praticamente a única ferramenta que uso para tudo:

- Preciso produzir um artigo para o mestrado? Vai pro obsidian primeiro

- Tenho uma nota mental durante uma conversa? Vai pro obsidian

- Estou planejando um artigo novo? Começa e termina no obsidian

- Anotações de estudo, projetos, viagens? No obsidian

- Registro de mentorias? No obsidian


Neste momento, integro minha leituras do Kindle, os artigos que leio para o mestrado através do Zotero, gerencio projetos do dia a dia, faço anotações diárias de reuniões e vida, e integro tudo da forma descentralizada e distribuída que é incrível de um wiki.


Apesar de úteis, ainda não quis adicionar as ferramentas de inteligência artificial para ter o meu próprio LLM rodando como apoio para geração de notas - tenho receio de perder o controle em algum momento.


Um vault padrão para Obsidian como Segundo Cérebro


Criei uma versão bem básica do meu Vault para quem quiser tentar. Apesar da aparente simplificada, o meio benefício do ambiente é ter o básico. Está disponível no Github.






Nele você encontra: uma sessão básica para entender a organização PARA, um conjunto de templates que tenho usado diariamente no meu workflow de estudo e trabalho, e um exemplo de Map of Content. Também fiz uma configuração basica para o templater e daily notes, que pode ajudar quem está começando


É possível usar o Obsidian exatamente como usaria uma ferramenta clássica de anotações: milhares de pastas e subpastas para os assuntos com arquivos que não interagem, até que você vai perdê-los um dia, ou até que eles não façam mais sentido. A proposta do Obsidian é diferente.


Neste ano de uso, quase todos os templates permanecem os mesmos, com pequenas adaptações. Somente no momento que estou executando alguma ação muitas vezes iguais, ou repetindo muito o mesmo tipo de configuração, eu vou atrás de automatizar. Se não atrapalha a geração de notas, eu não mudo.


Os plugins que uso todos os dias


A extensibilidade da plataforma é seu principal benefício, e no começo eu instalei dezenas de plugins para testar. Com o tempo, no entanto, a maior parte deles acaba virando mais uma configuração para ser carregada no inicio do Obsidian, prejudicando muito o tempo de carregamento da app. Não recomendo!


Se eu fosse recomeçar meu vault (que é bem possível no futuro), eu iniciaria com somente 3 plugins essenciais, e mais 4 de qualidade de vida. São eles:


Essenciais:

  • Dataview - Para realizar buscas nas notas. Para mim o mais importante plugin

  • Templater - Padronize a criação de arquivos criando automatizações para geração das notas

  • Calendar - Gerenciar calendário


Tudo isso funciona muito bem, com os mantenedores sendo super ativos, e muito conteúdo para consumir e aprender a utilizar. Meu projeto no Github tem o uso básico para manter a estrutura necessária, com os templates que uso até hoje.


Também utilizo alguns plugins de qualidade de vida, que não são necessários, mas quebram um galho, e facilitam a vida no uso do obsidian:

  • Paste into URL

  • Settings Search

  • Git

  • Advanced Tables


Para mim quaisquer outros plugins precisam ser validados no seu dia a dia. Para a minha realidade, a minha lista cresce para mais alguns:


  • Kindle Highlights

  • Zotero Integration

  • Colored Tags

  • Iconize

  • Language Tool Integration

  • Editor Syntax Highlight


É interessante ver como a evolução das minhas notas aconteceu. Hoje em dia é possível ver os diversos clusters de conhecimento que tenho acumulado, e como eles interagem entre si:

  • Notas diárias são as mais numerosas

  • Livros e anotações se concentram ao redor de um mapa de conteúdo (topo da imagem)

  • Mestrado Começa a ganhar mais abrangência (em amarelo)



Clusters de conteúdo do Obsidian
Clusters de conteúdo do Obsidian

Para garantir que todos os meus dispositivos tenham acesso às minhas notas, eu utilizo o iCloud, que basicamente mantém os arquivos sincronizados. O diretório do Vault fica na própria pasta de documentos do iCloud. Funciona também com o Google drive e OneDrive para devices android


É a melhor solução? Não, pq acaba afetando um pouco a performance da app quando ela inicia (o iCloud apaga do device arquivos que não estão sendo utilizados, o que atrasa a abertura em um device que vc não usa constantemente) - mas não tem sido um problema tão grande para mim.


Assim, eu consigo facilmente iniciar uma nota no celular e seguir para o desktop para ampliar e manter as notas, independente do número de devices conectados.


Bom mesmo é o serviço de Sync da obsidian, que é pago: https://obsidian.md/sync


Obsidian em múltiplos devices
Obsidian em múltiplos devices



Zotero & Kindle Highlights


O mestrado me demanda ler vários artigos e gerenciar referências seguindo o modelo APA 7 de referências.


Referencias
Referencias

Me lembro que minha esposa, professora universitária e pesquisadora, sempre reclama de como pode ser difícil gerenciar as referências de artigos para a produção acadêmica, e como existem inúmeras ferramentas que ajudam nesse processo. Mas eu queria utilizar o obsidian!


Depois de muito pesquisar, e testar algumas configurações usando Pandoc References, existe um benefício em usar uma plataforma como o Zotero para fazer esse trabalho, e a questão foi basicamente integrar os resultados das minhas anotações em artigos científicos para o obsidian, uma vez que eles são lidos e processados.


A configuração é tranquila, e seu uso é muito bacana. No fim, após ler um artigo científico e fazer anotações, integro tudo no obsidian adicionando toda essa informação em uma nota literária (que o template adicionei no projeto no Github)




Artigo cientifico no obsidian
Artigo cientifico no obsidian


O kindle é meu principal mecanismo de armazenamento de leituras mais profundas. Algumas pessoas usam o Readwise, mas não queria pagar mais um serviço.


No github você encontra os templates que adicionei e utilizo até hoje


O plugin Kindle Highlights é um plugin incrível que pega o seu conjunto de anotações (seja através do arquivo ou conectando direto em sua conta da amazon), e processa esse conteúdo com um template que você define. Baita plugin, tem me ajudado bastante a manter anotações e referências livros durante meu estudo.




Mesmo com livros físicos que estou lendo, acabo gerando o mesmo processo e tem me ajudado a manter as coisas organizadas.


Para cada livro que leio, faço um pequeno resumo, e alguns viram posts aqui no blog.





Meu workflow diário de anotações




Me sinto numa IDE, programando minha vida. Olhando para trás, em como fazia antes, me parece tão amador que não pretendo retornar nunca mais.


Tento seguir um Proto-Zettelkasten para adicionar e manter minhas notas, e tem funcionado bem.


O método Zettelkasten criado por Niklas Luhmann, sociólogo e pensador alemão, famoso por escrever 70 livros e quase 400 artigos acadêmicos durante sua carreira, que atribuiu a façanha por utilizar um método de anotação criado por ele para organizar suas ideias e facilitar pesquisa e ainda combater a procrastinação


É uma forma de você criar notas e o relacionamento entre elas, além de um ritmo de revisão que permite a manutenção do que você anotou. Muita gente já escreve e discute o método hoje, vale ganhar um tempo olhando pra isso.


No dia a dia, eu divido minhas notas entradas diárias, notas permanentes e anotações literárias.


  • Toda anotação geral vai para a nota diária como veio ao mundo: Frases de um livro, pensamentos, links, registro de reunião ou evento

  • No fim do dia ou no final da semana, eu tento revisar minhas últimas anotações diárias e direcionar cada assunto para um ponto do meu "arquivo": Areas, Recursos e Projetos

  • Tudo aquilo que leio (livros, artigos, etc) podem se tornar notas literárias, seguindo os templates que já criei e compartilhei no Github

  • Removo das notas diárias o que já foi processado, mantendo apenas a referência, num processo de refactoring. Meu template das daily notes faz referências às notas criadas no dia, o que facilita a integração.





Map of Contents


O conceito de organização que melhor se engaja com o modelo de anotações do Obsidian é a idéia da construção de Notas que centralizam conteúdos por tema, que podem se tornar um Mapa: o Map of Contents.


Assim, quando quero descrever um assunto, como o Mestrado, não preciso de uma pasta "Mestrado" com tudo relativo por lá, basta eu criar uma nota que centralize e conecte todos os pontos relativos a esse assunto. Uma forma mais descentralizada e natural de organizar assuntos, já que pastas costumar ter muitas desvantagens para gestão de conhecimento (um arquivo nunca pode estar em duas pastas ao mesmo tempo)



Map of Content do Mestrado
Map of Content do Mestrado


Adicionei um pequeno exemplo de MOC para demonstrar o seu uso no github, vai lá conferir.








O que não funcionou?


Talvez a minha maior decepção tenha sido o Excalibur. Um plugin incrível de anotações e desenho que se integra perfeitamente com o ecossistema do Obsidian. O problema é que ele não é bom para fazer o que curto: Anotações Visuais. A ferramenta não é ideal, e apanha muito para o GoodNotes. Eu fico chateado com isso :(





Me forcei a tentar por um tempo, mas fica tão sofrível fazer a mesma coisa que consigo com o GoodNotes que depois de um tempo eu desisti. Excalibur é incrível, mas simplesmente não funciona para mim.


Eu sofri com uma ferramenta que convertia o WikiLinks para Markdown links, para apoiar no processo de geração de PDFs que eu tenho que fazer por causa do mestrado (ainda não é possível enviar um .md para os professores 🤦). O problema: o plugin converteu TODOS os meus links para wiki links e isso literalmente cagou tudo - external links foram afetados, markdown links, attachments links.


Erro meu, obviamente. Como na época não utilizada o Git como mecanismo de controle de versão, confiando apenas do iCloud para backup - tive um mega trabalho para retomar o vault para o estado inicial, e isso acabou afetando as referências e datas de criação dos arquivos.


Lição aprendida: NUNCA utilize plugins que se propõe a fazer atualizações em massa nas notas, ou use git!


Quem sabe que daqui mais um ano, essa estrutura esteja ainda mais madura.



Onde pretendo amadurecer meu setup


À medida que a quantidade de notas cresce, Maps of Content se tornam a melhor forma de organizar o entendimento dos temas. Pretendo ampliar o uso e tentar automatizar ainda mais a integração de notas.


Além disso, quem sabe logo mais eu configure um LLM nesse meu ambiente, para aumentar minha capacidade de conectar o conhecimento que tenho armazenado.


438 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page