2024 um ano de aprendizado e reflexão!
Este ano foi no mínimo incrível. Desde o meu anúncio de saída da Lambda3, entrei num período sabático do mundo corporativo como uma forma de descansar, mas principalmente aprofundar meu conhecimento e minhas experiências em outras áreas, mais conectadas com o que espero fazer no futuro, além de um caminho para minha próxima etapa de vida.
Reconheço o tamanho do privilégio que é poder, depois de uma vida de trabalho, parar de trabalhar para me dedicar a outras atividades, e como isso é exclusivo para um grupo muito pequeno de pessoas. Espero que algum dia possamos ter uma sociedade em que ninguém precise trabalhar a ponto de não conseguir acompanhar a vida.
Dei início a um ano de viagens que estive aqui registrando um pouco todo o processo.
Neste interim, acabei me aprofundando realmente em Inteligência artificial, desde de sua concepção, mas principalmente nos contextos mais políticos, éticos e especulativos da IA.
Conteúdo e Comunidades
Foram algumas palestras
Deixei de Ser CEO. Qual o próximo Desafio da Década? no Afroya Techhub
Aula no IFSC - De zero a cem em 10 anos
Foram alguns podcasts
Devs 40+ contando um pouco da Minha história
Episódio Businessmap: Fundamentos da Gestão Moderna
Episódio do Pogcast: sobre Agilidade e Desenvolvimento
Episódio LTP: AS implicações de IA no mercado de dev
Episódio do Tem Tempo Pra Pergunta sobre IA
Episódio do Pipoca Ágil: Agilidade tem a ver com Inteligência Artificial?
Além disso foram muito posts por aqui acompanhando meu estudo sobre IA e o Mercado, que destaco:
É uma retomada à escrita que há bastante vinha ensaiando, e que é reflexo do tempo disponível atualmente 🏖.
Esse também foi o ano do Bluesky no mundo, e eu tenho atualizado essa rede social muito mais do que as outras. Você me encontra no handle victorhg.com. Também tenho compartilhado bastante da minha experiencia com o Obsidian como ferramenta de notas, e estou convertido!
Mestrado em Inteligência Artificial Aplicada
Completei o primeiro semestre do Mestrado em Inteligência Artificial Aplicada, pela Universidade de San Diego. Só tenho coisas positivas para pontuar quanto ao trabalho, e ao conteúdo. Apesar de ser um conteúdo inicial, que poderia facilmente ser substituído por um curso da Udemy, Briliant ou Alura, existe uma ênfase maior na conexão entre os participantes, e a indicação de que tudo que estamos aprendendo precisa ser direcionado para a indústria: ao final de cada disciplina é necessário uma apresentação e mini projeto que resolva um problema real.
Foram basicamente dois trabalhos realizados nesse semestre, que estão publicados também no meu GitHub: Um exercício de estatística com cartas de Magic the Gathering e um modelo que reconhece EPIs em imagens de Construção Civil:
Predição de Preço para cartas de Magic the Gathering
Decidimos usar múltiplas técnicas de regressão e classificação para nos permitir prever preços com base nos dados categóricos dos Cards, utilizando Regressão Linear e Regressões de Mínimos Quadrados Ordinários (OLS). Em seguida, empregaremos um Mapa Auto-Organizável (SOM) para auxiliar na clusterização e visualização. Por fim, utilizando a Regressão por Random Forest, comparamos alguns dos resultados obtidos a partir do SOM com nossas próprias avaliações estatísticas manuais e estabelecer as bases para construir confiança em modelos de aprendizado de máquina para conjuntos de dados multidimensionais. Vários campos podem se beneficiar da aplicação de algoritmos simples de aprendizado de máquina, como os SOMs.
Dada a maturidade do mercado de cartas de Magic: The Gathering, identificamos um conjunto de dados open-source que inclui preços de mercado atuais (ou relativamente recentes). Este conjunto de dados abrangente será nossa verdade fundamental, em vez de agregarmos dados de múltiplos mercados.
Os mercados secundários são influenciados por muitos fatores ao precificar uma carta, muitos dos quais são externos aos dados utilizados no artigo e que poderiam ser usados em pesquisas futuras. A sinergia entre cartas durante o jogo, a estratégia do deck em torneios, arte exclusiva e endosse por celebridades podem afetar o preço e não serão utilizados na análise.
Uma aplicação real em uma indústria que se espera crescer até para além de 10 bilhões nos próximos anos.
O documento técnico descrevendo nossa atuação, além da apresentação estão publicamente disponíveis para quem tiver interesse.
Reconhecendo pessoas utilizando EPIs na Construção Civil
Os profissionais da construção estão em um risco desproporcionalmente maior de lesões fatais e não fatais em comparação com profissionais de outras indústrias. A ausência e o uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), são causas principais de lesões fatais e não fatais nos locais de trabalho da construção.
No entanto, monitorar manualmente a conformidade com os EPIs é bastante complexo, envolvendo a supervisão diária de uma força de trabalho extensa. Uma alternativa é utilizar as mais recentes soluções e estruturas baseadas em visão computacional (CV) para determinar se os trabalhadores estão usando EPIs de acordo com os protocolos de segurança.
O monitoramento de video desperta também inúmeras conversas éticas sobre a efetividade e legitimidade de gravar profissionais em local de trabalho a todo o momento, e certamente isso foi uma discussão nossa. De maneira geral, o ferramental para criar, treinar e testar CNN é bastante maduro, e pode ter impacto real no apoio a profissionais de segurança do trabalho.
Um projeto bastante legal de realizar, e está também disponibilizado no github.
Para quem tiver interesse o documento técnico e a apresentação também estão disponíveis.
Volta ao mundo em fotografia
Este ano completei 32 países visitados com uma passagem maravilhosa pela Ásia. Foi transformador passar tantas semanas entre China, Koreia do Sul, Japão e Tailândia. Foi a primeira vez em todos esses países, mas dificilmente será a última!
No instagram eu compartilhei inúmeras fotos desses locais, e sigo compartilhando meu aprendizado na fotografia.
Escrevi alguns relatos para quem quer conhecer um pouco dessa jornada.
Projeto Sabático - Q2 Review sobre França e China
Projeto Sabático - Q3 Review sobre Coreia, Japão e Tailândia
Um ano incrível de descobertas e aprendizados! Que venha 2025!
Comments